Seguidores

..

segunda-feira, 19 de março de 2012

Solidão envelhece!

Tanto você quanto as pessoas que estão em volta desejariam ser atraentes. Despertar  admiração, atrair , ser elogiado, quem não gosta? Isso vale para pessoas de todas as idades. Desde uma criança , que fica toda alegre quando é admirada, até o mais idoso, que também sente o mesmo desejo.
Se falarmos especificamente sobre atração física, é claro que as pessoas de idade avançada já não tem o corpo tão atraente quanto os mais jovens. Olhares de admiração  são raros, as paqueras então nem se fala.
Algumas pessoas reagem mal a essa transformação. As vezes chegam a abandonar o desejo de viver a própria sexualidade. Tem gente que começa ase envergonhar do próprio corpo, mesmo diante de parceiros antigos. Esse sentimento pode se juntar a outras inseguranças, por exemplo, em relação a saúde, a sensação de estar mais frágil. Você pode imaginar que isso traz consequências dolorosas tanto para a própria pessoa quanto para os que estão em volta. Uma das possibilidades é , por exemplo , os ciúmes que podem ficar muito acentuados, principalmente se o parceiro for mais jovem ou mais saudável.
Por falar nisso , há pessoas que querem fazer de conta que o tempo não passou, e ficam tentando provar que ainda mantêm a juventude e a potência sexual. É uma das razões comuns para certos comportamentos exagerados , excessivamente erotizados : as inúmeras conquistas, o desprezo pelas pessoas da própria geração, programas e namoros com gente muito mais jovem. Não aceitar o envelhecimento pode trazer essas consequências e tantas outras.Há idosos que se fecham como conchas, aumentando mais a solidão, e passam a olhar a vida de longe, muitas vezes com inveja dos mais jovens. Por isso ficam irritantes, sem paciência.  
E se tratando de amor , um amor no sentido mais amplo da palavra , amor pelas pessoas queridas, pelo que conquistamos, pelo que temos , amor pela vida, mas também amor sexualizado. 
Apaixonar-se não é privilégio dos adolescentes ou dos adultos mais jovens. Nos apaixonamos também na idade avançada. E muitas vezes alguma coisa que na juventude, talvez, despertasse uma inibição, timidez, constrangimento na idade avançada , parece mais simples , a pessoa se sentindo mais livre para ter desejo, erotismo, mais segura do que quer , maior certeza do amor. A experiência sexual amadurece também com os anos, o prazer pode se estender além do que experimentamos na juventude . Quando jovem  a gente quer tudo rápido, apressado, as vezes se esquecendo do outro que está junto, aí deixa de conhecer tanta coisa. A pessoa mais experiente valoriza as carícias , outra forma de sentir e dar prazer. A idade avançada pode transformar o tédio dos dias, o sexo pode ser mais criativo e livre, e por isso, até mais rico do que dos primeiros tempos.
      de Ruth e outro autor desconhecido, para "Vidas e Sonhos"


                                       



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...